_
_
_
_
_

La oposición a Rousseff se manifiesta contra el Gobierno de Brasil

Movimientos sociales y políticos organizan protestas en decenas de ciudades este domingo

Protesta contra el Gobierno de Brasil.
Protesta contra el Gobierno de Brasil.Miguel Schincariol (AFP)

La oposición que pide la salida del poder de la presidenta de Brasil, Dilma Rousseff, afronta este domingo uno de sus exámenes más importantes. Movimientos sociales y políticos organizan manifestaciones en decenas de ciudades para pedir un cambio de Gobierno y protestar contra la corrupción.

La crisis política lleva meses agitando Brasil, y todas las semanas, nuevos escándalos de corrupción salpican a empresarios y políticos de todos los colores. Hasta el expresidente Luiz Inácio Lula da Silva, mentor político de Rousseff, ha sido acusado de beneficiarse de la corrupción de la petrolera estatal Petrobras. La Fiscalía de São Paulo lo ha denunciado por lavado de dinero, en un caso judicial paralelo, por lo que ha pedido su prisión preventiva.

Más información
Un 'Donald Trump brasileño' capitaliza el malestar social
El último gran aliado del Gobierno de Brasil amenaza con la ruptura
Dilma Rousseff asegura que no va a renunciar a la presidencia

Las últimas acusaciones de corrupción en el entorno del Partido de los Trabajadores (PT) han incendiado los ánimos de la oposición brasileña. Tanto, que el Gobierno teme enfrentamientos entre grupos a favor y en contra de Rousseff, por lo que ha pedido "tolerancia" y "unión" a los ciudadanos para este domingo.

Puede seguir a los periodistas de EL PAÍS Brasil que cubren las manifestaciones en Río de Janeiro, Brasilia y São Paulo en este directo (en portugués)

Um dia depois das manifestações, ministro Jaques Wagner fala sobre a possibilidade de Lula aceitar um ministério. Leia reportagem de Afonso Benites http://cort.as/d4lI
Por que a periferia não participa em massa dos protestos? O que opinam sobre o Governo e a crise política? Entenda aqui: http://cort.as/d4EA
Ao todo mais de três milhões foram às ruas em 229 cidades brasileiras, levando em conta dados fornecidos pela Polícia Militar. Leia mais aqui: http://cort.as/d2sW
Quem são e quais os argumentos dos que foram às ruas neste domingo? http://cort.as/d2u_
FERNANDO LIMONGI | Cientista político “Estamos no meio de um terremoto sem saber ainda quando ele termina” http://cort.as/d2te
Maior manifestação da democracia joga Dilma contra as cordas http://cort.as/d2sW
O Planalto divulgou uma nota nesta noite em que afirma que a liberdade de manifestação é própria das democracias e deve ser respeitada. "O caráter pacífico das manifestações ocorridas neste domingo demonstra a maturidade de um país"
Segundo o G1, houve protestos em 229 cidades de todos os Estados. O site contabilizou, no total, 3 milhões de participantes, usando dados das PMs. Em São Paulo, que costuma ser o termômetro do país, a PM falou em 1,4 milhão de pessoas, mas o Datafolha aponta que foram 500.000.
SÃO PAULO - A Polícia Militar, que já foi criticada por sua contagem em outras manifestações, afirma que o número de participantes no ato da avenida Paulista foi de 1,4 milhão de pessoas
Brasileiros também fizeram um ato na Times Square, em Nova York.
Em seu Twitter, Aécio Neves não comentou o fato de ter sido hostilizado na avenida Paulista nesta tarde. Acabou criticado, mais uma vez, pelos internautas e chamado de "oportunista"
São Paulo - Lília, 37, diz que iria protestar se a pauta fosse "contra a corrupção", e não apenas "contra o PT". Moradora da zona norte, fala sobre melhorias durante a gestão de Marta Suplicy. A filha Larissa, a favor do impeachment, não vai ao protesto em respeito a sua mãe.
SÃO PAULO - Na Paulista, Policiais Militares e manifestantes fizeram um minuto de silêncio para homenagear um cabo morto neste sábado, mostra o Twitter da corporação
SÃO PAULO - "Ei, Dilma, se toca! Renuncia e vai curtir a mandioca", dizem alguns manifestantes. Foto: Miguel Schincariol/AFP
SÃO PAULO - Ato na capital paulista é o maior já registrado na cidade, afirma o Datafolha, em uma contagem ainda parcial que deve aumentar. Segundo o instituto de pesquisa, 450.000 pessoas estiveram na avenida às 16h.
SÃO PAULO - "Se ela (Dilma) não conseguiu nem administrar aquelas contas, o que dizer de administrar o país", disse artista plástica Vilma Lazari, sobre as pedaladas fiscais do Governo. Informações de Marina Rossi.
SÃO PAULO - Vilma Lazari, artista plástica, acha que "foi merecido" a vaia levada por Alckmin e Aécio. Acha que o sentimento de não pertencer a nenhum partido é o que se sobressai hoje na Paulista. Ela é a favor do impeachment porque não está "contente com esse Governo".
SÃO PAULO - Foto aérea do protesto na avenida Paulista (Crédito: Paulo Whitaker/Reuters)
SÃO PAULO - Chiquinho Scarpa fez novamente um camarote para que amigos assistissem à manifestação, informa Marina Rossi.
SÃO PAULO - Na foto, manifestantes aplaudem a fala de Caiado, informa Marina Rossi.
Únete a EL PAÍS para seguir toda la actualidad y leer sin límites.
Suscríbete

Regístrate gratis para seguir leyendo

Si tienes cuenta en EL PAÍS, puedes utilizarla para identificarte
_

Archivado En

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_